Vem e Vê – Algo de maravilhoso está acontecendo

nascer do solFilipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Felipe: Vem, e vê. [João 1:45,46]

Por razões que elas mesmas desconhecem, e que as conhecendo não me deterei nelas, as pessoas desse tempo chamado pós-moderno têm desenvolvido uma resistência à religiosidade e, especialmente, ao cristianismo. 

Na narrativa bíblica acima destacada temos o diálogo entre dois homens, sendo que o primeiro, Felipe, havia estado com Jesus e, ao encontrar seu amigo Natanael, cheio de entusiasmo afirma: “Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei.”.

Natanael, imediatamente, reveste-se de sua “defesa inconsciente” e encontra, num preconceito cultural de sues dias, o argumento para questionar o achado que seu amigo, tão maravilhosamente alegre, lhe tenta apresentar.

Invés de inteirar-se melhor do achado, faz uma pergunta retórica que, de pronto, significa uma oposição ao deslumbre do amigo: “Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”

Muitos têm o cristão por um chato que quer convencer as pessoas à sua religião.

Mas, na verdade, o que ocorre é que o cristão que, de fato, “achou Jesus” teve um encontro com o Sol da Justiça [Malaquias 4:2], a Luz do mundo [João 8:12] e, como todo aquele que contempla uma luz bela, uma paisagem esplêndida, ele quer imediatamente compartilhar a visão, pois algo maravilhoso está acontecendo diante dos olhos de sua alma.

Sabe aquela hora em que você está bem distraído ou bem ocupado em uma tarefa e alguém chama: “vem aqui, rápido, olha que lindo”! Você, as vezes, demora a reagir e não quer sair de sua comodidade ou da sua muita ocupação e só atende quando a pessoa insiste: “vem rápido”!

Meio chateado, você finalmente decide levantar-se de sua posição e ir ver. Sempre o sentimento que resulta é “eu deveria ter vindo antes!”

Isso porque, de alguma forma você percebe que parte do espetáculo, como um por do sol, uma revoada de pássaros, uma linda ave, enfim, algo maravilhoso estava acontecendo e você se demorou a desfrutar daquilo.

Assim aconteceu no episódio de Felipe e Natanael. O primeiro contemplara a Luz divina que emanava das palavras, do olhar, do poder e da compaixão do Mestre e, imediatamente, encontra seu amigo e convida: “Vem e vê”!

Mesmo resistente, Natanael atende ao convite do amigo e ao contemplar o que Felipe queria mostrar-lhe exclama: “Rabi [mestre], tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel!” [João 1:49]

Portanto, meu amigo que tem tamanha resistência à alegria dos que lhe dizem “tive um encontro que mudou minha vida”, eles, verdadeiramente, estão deslumbrados pela beleza do que encontraram ou descobriram.

Jesus contou uma parábola, dizendo que o Reino de Deus é semelhante a um homem que encontro, num terreno, um tesouro e que, pela alegria do que lhe estava proposto em obter aquele tesouro, foi e vendeu TUDO o que tinha e adquiriu o terreno, para ser o dono da bela joia, do resplendoroso tesouro.

Assim, surgindo a oportunidade e o convite, o qual te faço agora, atenda. “Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações.”  [Hebreus 3:7,8]

Certamente, a única a única conclusão a que chegará é a de que “demorei demais para contemplar tamanha beleza que passaria de mim se não sou convidado”.

Então, vem a Jesus e vê!!

Haga de Haroldo

F. Haroldo de Sousa – Procurando ser achado Servo de Deus, Estudante das Escrituras, Coordenador e Professor da Escola Bíblica Dominical, Orientador no Curso de Teologia do IBE, Evangelista, Leitor dos Pensadores Clássicos e Contemporâneos,  Advogado, Pós-graduando em Filosofia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s