Persiste em Ler

O poder da Leitura

Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê. [Monteiro Lobato]

A instrução dada pelo apóstolo Paulo ao jovem líder da igreja primitiva, Timóteo (I Timóteo 4:13a), “persiste em ler”, se faz mais urgente hoje, do que àquela época, a todos que não pretendem ser massa de manobra dos meios de comunicação, os quais, por sua vez, são conduzidos pelos detentores do poder (econômico, político ou social), bem como, não ser levados por quaisquer ventos de doutrinas que “assopram” das mais esquisitas vozes desse mundo.

Abaixo, transcrevo trechos do autor Rick Nañes, extraído de um ¹livro extraordinário que li em 2017.

“Ao imergir em escritos excepcionais, o leitor consegue adornar suas habilidades oratórias, aprende com os erros dos outros, aumenta a profundidade de sua conversa – ou seja, torna-se uma pessoa mais interessante!

Os leitores costumam ficar esclarecidos sobre o quanto eles não sabem e esperançosamente experimentam profunda humildade.

[…]

Lidar com as ideias de outras mentes […], e digeri-las, destrói nossos preconceitos, suprime a falta de visão, acaba com o sectarismo, amplia nossos horizontes e refina nossos gostos.

Livros excelentes e desafiadores educam a mente, desenvolvem nossa habilidade de escrita, ampliam nosso vocabulário, despertam para o serviço, refinam nosso intelecto, tiram-nos da complacência, da passividade e da indiferença e provam nossa consciência.

Ao nos associarmos a bons livros, tornamo-nos em pessoas mais equilibradas e mais bem informadas, ou seja, em pessoas melhores.”

Diante de todo o exposto, faça a você mesmo a pergunta reflexiva: Vou ficar inerte ante tão fortes argumentos à leitura ou vou tomar uma atitude e ampliar os horizontes do meu ser?

Mas, por favor, não leia apenas conteúdo que você sabe estar de acordo com seu modo de pensar. 

Boas leituras!!


Haga de Haroldo
F. Haroldo de Sousa
– Procurando ser achado Servo de Deus, Estudante das Escrituras, Coordenador e Professor da Escola Bíblica Dominical, Orientador no Curso de Teologia do IBE, Evangelista, Leitor dos Pensadores Clássicos e Contemporâneos,  Advogado, Pós-graduando em Filosofia.

¹NAÑEZ, Rick. Pentecostal de Coração e Mente – Um chamado ao dom divino do intelecto. p 341-342. São Paulo: Editora Vida. 2007

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s