Quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo – Mt 24.3b

Solar-Eclipse-2As três respostas, a estas três perguntas feitas a Jesus, tem sido objeto de muitas especulações oportunistas e de interpretações equivocadas.

Consequentemente, o tema tem resultado em uma doutrina equivocada em meio aos cristãos: Sinais (à igreja) que precederiam a vinda de Jesus, o arrebatamento.

Preliminarmente, consideremos o que a Bíblia diz a respeito da igreja: “Não estais em trevas para que aquele dia, como ladrão, vos surpreenda” (1Ts 5.4).

Apesar de não saber dia e hora, isso não significa que estamos distraídos e que a volta de Jesus, bem como seus resultados seja uma surpresa para nós, a igreja, pois não “perderemos” nada. O dia não será para nós como um ladrão.

Se formos cristãos atentos à palavra, então, estaremos SEMPRE preparados para esse momento: “Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim.” Lucas 12:43

Em segundo lugar, a Bíblia diz: “daquele dia e hora ninguém sabe” (Mt 24.36). Ninguém!! Qualquer tentativa de prever não passará de soberba e heresia, loucura e engano. Todos os que tentaram predizer a data da vinda do Senhor ou do fim do mundo caíram em vergonha e descrédito porque a afirmação de Jesus é inconfundível.

Mas, e o texto de Mateus 24, como fica?

Consideremos que o escritor sacro registra três perguntas feitas pelos discípulos e registra as três respostas de maneira nem tão ordenada cronologicamente, porque, na sua mente tratava-se de um evento só.

Todavia, a devida interpretação bíblica, escatológica e histórica, nos permite, hoje, saber que são três eventos distintos, conforme veremos:

Estas coisas: A destruição de Jerusalém predita pelo Senhor (70 depois de Cristo):

Mateus 24:15-22:

Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda; Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes;

E quem estiver sobre o telhado não desça a tirar alguma coisa de sua casa; E quem estiver no campo não volte atrás a buscar as suas vestes.

Mas ai das grávidas e das que amamentarem naqueles dias!
E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado; Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.

Como algumas outras profecias bíblicas, essa tem duplo cumprimento (Ocorreu em precedência à destruição de Jerusalém – Em 167 A.C, Antióquio Epifanes fez um altar a Zeus sobre o altar do holocaustos, no templo de Deus, e ofereceu um porco no altar –  e ocorrerá nos dias do Anticristo, o qual se levantará contra tudo que se chama Deus e proferirá grandes blasfêmias.

“Se aqueles dias não fossem abreviados” (Jerusalém ficou cercada por dois anos e ficará em aflição por quase 3,5 anos).  TUDO ISSO OCORRERÁ, NOUTRAS DIMENSÕES, NOS DIAS DA TRIBULAÇÃO.

Mt 23:34-39

Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade (A Igreja Primitiva antes da destruição de Jerusalém – Paulo foi um que perseguiu a igreja de cidade em cidade);

Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar.

Em verdade vos digo que todas estas coisas hão de vir sobre esta geração.

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

“Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta; Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.”

ATÉ AQUI CLARO QUE ESTES TEXTOS SE REFEREM A JERUSALÉM E QUE “ESSAS COISAS” À SUA DESTRUIÇÃO?

Sobre o período da igreja (Não sinais de sua vinda):

Mateus 24:4-13

E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo (Maomé, Alan Kardec, etc); e enganarão a muitos.

E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores.

Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.

Não há Sinal para o arrebatamentoISSO TUDO QUER DIZER, APENAS, QUE A HISTÓRIA HUMANA CONTINUARIA DEPOIS DA ASSUNÇÃO DE CRISTO AOS CÉUS.

Guerra, rumores de guerras, terremotos e pestes sempre ocorreram. OS DISCÍPULOS TERIAM QUE ENFRENTAR TODA ESSA REALIDADE DE QUE JESUS NÃO VOLTARIA NOS SEUS DIAS, COMO PENSAVAM.

Como teremos fome como sinal, se em tantas oportunidades da história ela matou milhões, como, por exemplo, nos anos 80 na África?

Como teremos guerra como sinal, se apenas a 1ª Guerra Mundial e a fome após ela dizimaram cerca de um terço da população da época?

Como teremos, hoje, terremotos como sinal, pois, se  no último dia 19 de setembro de 2017 morreram cerca de 300 pessoas na Cidade do México, mas, há exatos 32 anos, outro matou mais de 10 mil e houve outros piores na história (vide ao final)? Quando seria o sinal? Agora quando morreram 300 ou aquele de 32 anos atrás, quando morreram 10 mil?

Como teremos peste como sinal, se a peste negra e sua variante a peste bubônica mataram 2/3 da Europa e parecia que extinguiria a humanidade?

Como um evento desses seria sinal hoje?

Talvez só ocorram semelhantes na própria grande tribulação.

O fim do mundo:

Mateus 24:14

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Isso após o milênio, não se sabe quantos anos – Apocalipse fala que “Satanás será solto por um pouco de tempo…”). O que será um pouco de tempo para Deus?

 

A vinda de Jesus, para a igreja (O arrebatamento):

Mateus 24:23-28

Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito;

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.

Eis que eu vo-lo tenho predito.

Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.

Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem. Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias (O Arrebatamento).

A vinda de Jesus, para Israel – Na Tribulação:

Mateus 24:29-34

E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas (Esses sinais são para Israel do pós-arrebatamento).

PELO AMOR DE DEUS, NÃO COMPARTILHEM ESSAS NOTÍCIAS DE SINAIS QUE ANTECEDEM O ARREBATAMENTO.

Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Aprendei, pois, esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão.

Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que ele está próximo, às portas.
Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam (Qual geração que verá os sinais na natureza? R= A geração da tribulação).

Jesus manda seus discípulos (como israelitas) compararem esses sinais com o sinal que eles bem conheciam, o da figueira, indicando o verão logo ali.

 A vinda de Jesus, para Igreja (O arrebatamento):

Mateus 24:35-51

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem.
Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento (Tudo normal. Nada de guerra, terremoto, etc.), até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.

Então, estando dois no campo, será levado um, e deixado o outro;
Estando duas moendo no moinho, será levada uma, e deixada outra.
Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor (Não há sinal para vocês).

Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.

Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis (PORQUE NÃO HÁ SINAIS).

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?

Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.

CONFIRA AINDA LUCAS 21, FICARÁ MUITO MAIS CLARO:

Lucas 21:5-19

A vinda de Jesus, para a igreja (O arrebatamento):

E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada.

E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?

Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.

E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.

Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;

E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.

Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecerá isto para testemunho.

Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de responder; Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos se vos opuserem. E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós.

E de todos sereis odiados por causa do meu nome. Mas não perecerá um único cabelo da vossa cabeça. Na vossa paciência possuí as vossas almas.

Desde a destruição de Jerusalém até ao Arrebatamento (… os tempos dos gentios se completem).

Lucas 21:20-24

Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação. Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que estiverem no meio da cidade, saiam; e os que nos campos não entrem nela.

Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.

Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo.

E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos dos gentios se completem.

A vinda de Jesus, para Israel – Na Tribulação:

Lucas 21:25-33

E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.

E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.
Ora, quando estas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção está próxima.

E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores; Quando já têm rebentado, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão.

Assim também vós, quando virdes acontecer estas coisas, sabei que o reino de Deus está perto.

Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo aconteça. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.

Estes sinais ocorrerão durante a tribulação. Pelo amor de Deus, deixem de compartilhar artigos de “sinais no céu, sol e lua que antecedem o arrebatamento”!!!

A parábola da figueira sempre foi explicada como a volta de Israel em 1948 ter sido o brotar da figueira – Se isso for verdade, Jesus terá que vir no ano que vem – Nessa geração: 70 anos tem uma geração, como ensinaram.

Mais dados históricos:

Terremotos e mortes:

27 / set 1290 Chihli, China  100.000
23 / jan 1556 Shensi, China  800.000

Para a época, considerando a população do planeta, foram mais catastróficas de que qualquer outro desastre que se tenha notícia.

Guerras:

1ª Grande Guerra mundial:

– Mais de 70 países no conflito

– Cerca de 10 milhões de Soldados mortos e 20 milhões de feridos. Mais cerca de 70 milhões de civis, tendo sido o mais sangrento conflito da humanidade.

2ª Grande Guerra Mundial:

População: 2 300 000 000 Soldados: 25.500.000 Civís:                   58.500.000 Total: 85.000.000 Percentual: 3,07%

Pestes:

Varíola:

Antes dos europeus chegarem às Américas a população era de 100 milhões de nativos. Durante os séculos que se seguiram, as doenças epidêmicas reduziram esse número para algo entre 5 e 10 milhões.

Gripe de 1918

Depois da 1ª guerra, uma pandemia mundial da chamada “gripe espanhola” deixou pelo menos 20 milhões de mortos na Europa.

Peste negra

Carroças cheias de cadáveres, famílias agonizantes isoladas, reis e camponeses implorando libertação – quando se trata de doenças epidêmicas, poucas têm imagens tão terríveis quanto a peste negra.

Considerada a primeira doença verdadeiramente pandêmica, a peste negra matou metade da população da Europa, em 1348, e dizimou partes da China e da Índia

Outras pestes:

Malária – Tuberculose – AIDS – Ebola – Poliomielite – Varíola – etc.

Aos seus discípulos (igreja), Cristo ordenou: Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. Sede vós semelhantes aos homens que esperam ao seu senhor. (Lc 12.35,36a)

“Ficai também vós apercebidos, porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá” (Lc 12.40)

Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora que não cuidais, o Filho do Homem virá. (Mt 24.44)

A um Israel descrente, Cristo declarou: “Assim também vós: quando virdes todas estas coisas, sabei que está próximo, às portas” (Mt 24.33).

 Até o Anticristo saberá: “E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o Seu exército” (Ap 19.19).

 Mas, para o arrebatamento não há sinal.

Haga de Haroldo

F. Haroldo de Sousa – Procurando ser achado Servo de Deus, Estudante das Escrituras, Coordenador e Professor da Escola Bíblica Dominical, Orientador no Curso de Teologia do IBE, Evangelista, Leitor dos Pensadores Clássicos e Contemporâneos,  Advogado, Pós-graduando em Filosofia.

 Ps.: Peço gentilmente que aquele que perceba equívoco em meus argumentos me avise para que saia da cegueira deles (Sem os “eu acho”. Mas, com “a bíblia diz”).

 

4 comentários em “Quando serão essas coisas e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo – Mt 24.3b”

  1. Olá!
    Entendo sua preocupação, até porque há muitos sensacionalistas focados tantos nos sinais que antecedem a volta de Cristo que a própria volta de Cristo.
    Jesus comparou os sinais de seu breve retorno a essa terra as dores de parto. Sabemos que a fome, as pestes e doenças, guerras e terremotos sempre existiram, mas como está escrito: “qual dores de parto”; Quando uma mulher está perto de dar a luz a um filho as dores aumentam e acontecem mais vezes as contrações. Por isso nosso Senhor compara as dores de uma parturiente aos sinais do fim deste mundo de pecado. Guerras acontecem e terremotos e fomes em vários lugares quase que um após o outro, o mundo se sacode e se prepara pelo retorno do Rei. …
    Agora, discordo de certas crenças como arrebatamento secreto e que a igreja de Deus (o seu povo em sua totalidade e não uma nação politica a exemplo da cidade de Israel) não ira passar pela tribulação, já me falaram que é por causa de uma profecia de Daniel, o qual essa mesma que de creem nos 7 anos, mas a bíblia por si ensina de outra forma, e continuando… pois em que somos melhores que os nossos irmãos que já dormem, e que os apóstolos e etc para não sermos provado também?? (Não creio dessa forma pois a bíblia em toda a sua mensagem não prega assim) E quem dera se buscassem conhecimento e entendimento de Deus para poder entender o que agora está encoberto aos olhos da grande maioria….
    Que Deus te abençoe e que o Espirito Santo o guie nos seus estudos da palavra do Senhor e te de sabedoria! Abraço! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigado!!

      Quanto às “dores de parto”, é uma metáfora que Jesus usa para se referir a todo o sofrimento que os apóstolos enfrentariam e pode ser aplicado a todo período histórico da igreja e daqueles que aguardam a eternidade (o parto para uma nova vida de gozo, de alegria intensa).

      Curtir

  2. Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele(ARREBATAMENTO),
    Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.
    Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim(NÃO ACONTECERÁ O ARREBATAMENTO) sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

    2 Tessalonicenses 2:1-3

    Curtir

Deixe um comentário