Ânimo – O sentimento que nos move

animo dobre

Meditando no capítulo primeiro do livro de Josué, podemos observar que o versículo chave do mesmo é o 6 (seis) e, dentro desse, a parte “a”: Esforça-te, e tem bom ânimo (ACF).

Uma gigantesca tarefa havia sido dada a Josué, um desafio totalmente inovador em seu viver: liderar uma multidão de mais de um milhão de pessoas, o povo de Israel.

Sabendo que uma tão grande incumbência poderia gerar muitos sentimentos que desviassem a atenção daquele que chamara para um propósito, Deus estabelece um foco pelo qual ele deveria esforçar-se: o seu próprio ÂNIMO.

Do latim animus = espírito, alma, opinião, intenção, esta palavra refere-se ao “sentimento que move o ser”, a configuração do ser interior que vai se tornar em ação exterior.

Para que alcançasse o objetivo traçado por Deus para sua vida, Josué precisava “esforçar-se”, aplicar as suas forças, para que esse ânimo, o sentimento que o moveria, fosse continuamente BOM.

Nós não somos diferentes daquele homem, temos enormes desafios e circunstâncias diversas que podem afetar nosso ânimo: a carreira profissional, as relações familiares, as alterações climáticas, os comportamentos sociais, como a política e a economia, etc.

O Novo Testamento, em várias passagens, nos exorta a termos ânimo correto, e o próprio Jesus, após cumprir sua missão, disse aos discípulos: tende bom ânimo […] (Jo 16:33 – ACF).

Reflitamos, então, nesse momento, sobre nosso ânimo, o sentimento mais profundo que nos move. Ele tem sido bom?

Convido o leitor a meditar se seu ânimo tem sido bom e quais os motivadores atuam ou atuaram na configuração dos sentimentos que o movem no presente.

 

Haga de Haroldo

F. Haroldo de Sousa – Procurando ser achado Servo de Deus, Estudante das Escrituras, Coordenador e Professor da Escola Bíblica Dominical, Orientador no Curso de Teologia do IBE, Evangelista, Leitor dos Pensadores Clássicos e Contemporâneos,  Advogado, Pós-graduando em Filosofia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s