Sobre a Sabedoria – Dois Direcionadores

_sterreich_austria_styria_steiermark_berg_berge_mountain_mountains-291280[…] para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória vos dê um espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele.       Efésios 1.7

Percebe-se que Paulo demonstrava verdadeira preocupação e intenso desejo de que, aos cristãos, Deus desse um espírito de sabedoria e revelação dEle mesmo.

No entanto, podemos notar facilmente que muitos não demonstram desejo interior de crescer em conhecimento.

Será que essa sabedoria que vem por revelação ao espírito humano ocorrerá por acaso?

Não leem a bíblia, nem um livro sobre a mesma. Não ouvem pregações (apesar de tantas disponíveis) e não demonstram o mínimo valor por um estudo bíblico na igreja. Muito menos sobre o conhecimento comum e geral das coisas que nos rodeiam.

Como tais pessoas superarão a conformidade com o mundo [Rm 12:2], da qual também falou Paulo à igreja de Roma,  se não conhecem o caminho que devem seguir e não conseguem distinguir “o mundo”, sistema rejeitado por Deus, daquilo que deve aplicar ao seu cotidiano?

E o que dizer de obreiros que se quer capacitam-se para trazer uma mensagem quando estão escalados para tal? Isso não seria grande coisa, mas o mínimo, pois o obreiro chamado por Deus tem o papel de edificar a igreja [Efésios 4:11], o que significa causar nela o impacto que a faça diferente do mundo.

Dadas tais considerações, acredito que devamos melhorar nosso foco. Quer sejamos obreiros, quer não, devemos desejar e buscar compreensão de Deus para todos os aspectos de nossa vida. Isso é desfrutar do poder dEle em nós e em prol dos que nos rodeiam.

O que mais me maravilha é que o Senhor dá sabedoria a todos que a buscam [Tiago 1:5]. Porém, quanto ao conhecimento, é a pessoa quem precisa adquirir e, dele, Deus extrai a sabedoria, pela revelação no espírito humano. 

Muitos pensam que “Deus colocou um chip” com toda a sabedoria no cérebro de Salomão e ele acordou sábio. Vejamos o que ele diz disso: “E apliquei o meu coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu.” [Eclesiastes 1:13]

Nos meus dias de caminhada com Deus, tenho visto como o Senhor dá sabedoria a homens que tiveram pouca ou muita oportunidade de receber instrução. Todavia, nunca vi um sábio que fosse relapso em buscar conhecimento, que não fosse esforçado em compreender as coisas e, essencialmente, que não reconhecesse sua intensa necessidade de aprender.

Por outro lado, tenho visto homens soberbos, tanto doutos, quanto de pouca escolaridade, e que acham sempre que sabem, e que as coisas são do jeito que ele pensa e que não precisa “investigar” a si mesmo. A estes, Paulo diz que “quem cuida saber alguma coisa, ainda não aprendeu como convém saber” [ 1 Corintios 8:2].

De tudo que acabamos de ler, podemos concluir que nossa atitude como servos, e no Reino de Deus, deve passar por dois  indispensáveis direcionadores: um desejo intenso e contínuo, expresso na busca pelo conhecimento e uma inarredável humildade em admitir que o conhecimento que adquirimos precisa estar humilhado debaixo de nossa limitação diante daquele que é o que detém e pode nos revelar a verdadeira sabedoria, a qual não é terrena, mas vem do alto [Tiago 3:17].

Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo. [2 Timóteo 2:7]

Haga de Haroldo

F. Haroldo de Sousa –Procurando ser achado Servo de Deus, Estudante das Escrituras, Coordenador e Professor da Escola Bíblica Dominical, Orientador no Curso de Teologia do IBE, Evangelista, Leitor dos Pensadores Clássicos e Contemporâneos,  Advogado, Pós-graduando em Filosofia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s